Tema: Descanso à sombra do Onipotente:
A proteção de Deus para o Messias
Para nos afastarmos da confusão e de nos sentirmos enganados por não
vermos cumpridas as promessas do Salmo 91 em nossas vidas conforme o que
imaginamos, por desconhecer certos aspectos das Bíblia, é necessário saber a
quem se referem os livramentos e proteções nele descritos. Quem é o protegido
do Salmo 91?
Analisando a primeira questão: “Quem é Aquele que habita no esconderijo
do Altíssimo?”; “Onde fica o esconderijo do Altíssimo?”.
Podemos concluir que este lugar não fica na Terra, simplesmente porque o
esconderijo do Altíssimo diz de um ‘lugar’ inacessível aos homens "Aquele
que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos
homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém" (
1Tm 6:16 ); "Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que
se desvie do inferno em baixo" ( Pr 15:24 ); "Trovejou desde os céus
o SENHOR; e o Altíssimo fez soar a sua voz" ( 2Sm 22:14 ); "Ora,
ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no
céu" ( Jo 3:13 ). Considerando que o esconderijo do Altíssimo é o céu e
que ninguém subiu ao céu além de Jesus Cristo, devemos concluir que Jesus é
Aquele que, antes de ser introduzido no mundo, habitava no esconderijo do
Altíssimo.
Jesus habitava no céu quando este Salmo foi escrito (contagem humana de
tempo e espaço). Este salmo, como muitos outros, é uma profecia acerca do
Cristo. O Salmista prediz que Aquele que habita no céu ha de descansar sobre a
proteção do Onipotente. Ou seja, o Salmo diz de Cristo esvaziado de Sua glória,
de Cristo como homem introduzido no mundo.
No Salmo 91, profeticamente Davi antecipou que, o Verbo de Deus, quando
se fizesse homem, iria descansar à sombra do Onipotente.
Assim como no Salmo 110 o salmista Davi inspirado por Deus (em espírito,
ou seja, segundo a palavra da verdade) chamou reverentemente o seu Filho que
havia de nascer, segundo a sua carne e sangue, de Senhor ( Mt 22:43 ), no verso
1 do Salmo 91, em espírito, o salmista vaticinou acerca do seu futuro Filho, o
Filho de Deus. O filho de Davi estaria sob a proteção de Deus quando
introduzido neste mundo, visto que, antes de ser encarnado habitava no lugar
secreto do Altíssimo.
Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente
descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele
confiarei.
Ora, não há registro nas Escrituras de alguém que tenha habitado no
esconderijo do Altíssimo, mas Aquele que havia de vir, o Filho do homem, d’Ele
as Escrituras dá testemunho que na eternidade habitou o recôndito da divindade
( Sl 45:6 ; Is 7:14 ; Is 8:17 ; Pv 30:3 ). Jesus mesmo falou acerca da sua
glória: "E agora me glorifica tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela
glória que tinha contigo antes que o mundo existisse" ( Jo 17:5 ). Os
santos apóstolos de Cristo também falaram da glória de Cristo ( Jo 1:1 e 1Jo
1:1- 3; Hb 1:5 e 8).
Ou seja, Aquele que habitava na eternidade, por ser o Altíssimo ( Is
57:15 ), ao ser introduzido no mundo na condição de Servo do Senhor, viveu o
predito pelo salmista: confiou inteiramente no Pai "Eu bem sei que sempre
me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que
creiam que tu me enviaste" ( Jo 11:42 ); "Confiou no SENHOR, que o
livre; livre-o, pois nele tem prazer" ( Sl 22:8 ) compare com
"Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de
Deus" ( Mt 27:43 ; Is 42:1 ).
Ao ser encarnado Cristo estabeleceu o Pai como o Seu Deus, o Seu
Refúgio, a Sua Fortaleza. Como? Confiando n’Ele. Por confiar no Deus que fez as
promessas contidas nas Escrituras a seu respeito como homem e servo, Cristo
construiu a Sua habitação na Rocha inabalável “Porque tu, ó SENHOR, és o meu
refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação” ( Sl 91:9 ); "Ele é a
Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a
verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é" ( Dt 32:4 ); "Ele
me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação"
( Sl 89:26 ); "Mas o SENHOR é a minha defesa; e o meu Deus é a rocha do
meu refúgio" ( Sl 94:22 ).
Jesus necessitou de proteção porque deixou a sua glória e passou a viver
como homem entre os homens. Ele necessitava de proteção para levar a efeito o
seu ministério, pois aqui passou a viver na condição de servo do Senhor.
Quem pode habitar com Deus?
A pergunta que não se cala foi feita em outros Salmos e por outros
profetas: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo
monte?” ( Sl 15:1 ). O Salmo 24 diz: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem
estará no seu tabernáculo?” ( Sl 24:3 ). A resposta é clara e aponta para
alguém em específico: “Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não
entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor a
bênção e a justiça do Deus da sua salvação” ( Sl 24:4 -5).
Somente Jesus, dentre os filhos dos homens, foi limpo de mãos e puro de
coração ( 1Pe 2:22 ). Somente o Cristo de Deus andou em sinceridade, praticou a
justiça e falou a verdade segundo o seu coração ( Sl 15:3 ). Somente o Cristo
de Deus possui olhos capazes de desprezar o réprobo. Somente Ele tem o poder de
honrar os que temem ao Senhor ( Sl 15:4 ).
Sobre este mister arremata o profeta Isaias: “Quem dentre nós habitará
com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas? O que
anda em justiça, e o que fala com retidão; o que rejeita o ganho da opressão, o
que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não
ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.
Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o
seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas. Os teus olhos verão o rei na
sua formosura, e verão a terra que está longe” ( Is 33:14 -17; Sl 63:7 e Sl
61:4 ).
Por falar especificamente do Messias, os profetas não disseram ‘qualquer
que’, antes utiliza o pronome demonstrativo ‘aquele’ nos Salmos 15, 24 e 91,
isto porque somente o Cristo de Deus dentre os filhos dos homens nunca foi
abalado ( Sl 15:5 ). Desde que Adão se vendeu ao pecado como escravo, todos os
homens juntamente se desviaram e tornaram-se escusáveis diante de Deus, pois
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus ( Sl 53:3 ; Sl 51:5 ; Sl
58:3 e Mq 7:2 -4).
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